Temporário Director(a) de Informaçao Estratégica (DIE)
Descrição da Vaga
O Centro Internacional para Saúde Reprodutiva (ICRH-M), pretende contratar um Director(a) de Informaçao Estratégica (DIE) para Maputo.
Reporta: Director de Projecto
Descrição:
O ICRH procura um Director de Informação Estratégica para o projecto financiado pela USAID SUstentação do Controlo da Epidemia do HIV através de Serviços de qualidade, Sistemas resilientes e Outreach Comunitário (SUCESSO) — Tete & Manica. O projecto USAID SUCESSO — Tete & Manica visa assegurar a continuação do apoio da USAID à resposta nacional ao HIV e aos esforços em curso em Moçambique. O objectivo principal do SUCESSO — Tete & Manica é apoiar o Governo de Moçambique a alcançar e/ou manter o controlo da epidemia do HIV até 2031 nas províncias selecionadas apoiadas pela programação clínica do HIV da USAID, especificamente nas Províncias de Tete e Manica. Esta posição está dependente da adjudicação e financiamento do projecto.
O Director de Informação Estratégica estará em contacto próximo com a equipa de IE da USAID baseada em Maputo e manter-se-á actualizado com as orientações do GHSD sobre planeamento estratégico e informação estratégica. Terá um conhecimento aprofundado dos indicadores e definições de Monitorização, Avaliação e Relatório (MER) do PEPFAR e fornecerá supervisão e orientação sobre todos os aspectos de medição do SUCESSO – Tete & Manica.
Responsabilidades:
- Desenvolve e implementa um sistema de M&A do projecto de acordo com os padrões e práticas do ICRH.
- Consulta com a USAID e outros intervenientes para estabelecer um sistema de M&A transparente, fiável e válido que possa ser facilmente acompanhado e verificado.
- Garante que o sistema de M&A é um sistema orientado para resultados e com boa relação custo-eficácia que fornece à USAID e ao programa as informações necessárias para avaliar o progresso, eficácia e resultado das atividades.
- Facilita o uso de dados entre a equipa do projecto e principais intervenientes através de análises-chave e ciclos de feedback estabelecidos e apoia a adaptação de atividades em coordenação com as equipas técnicas e do programa.
- Colabora com parceiros para desenvolver planos individuais e de trabalho e formação em M&A conforme apropriado.
- Desenvolver/adaptar ferramentas para recolha de dados; desenha e implementa inquéritos e outras tarefas de recolha de dados.
- Desenhar/adaptar base de dados de monitorização de desempenho do projecto para reportar indicadores nacionais e globais e dados de indicadores de desempenho trimestralmente aos gestores seniores, DP e equipa do ICRHM.
- Supervisiona a implementação dos inquéritos de linha de base e de fim de projecto.
- Documenta as realizações do projecto face às metas usando dados de monitoria e trabalha com a equipa do projecto para documentar os factores por trás das lacunas e superações.
- Institui o uso regular de dados de monitoria de desempenho entre gestores de projecto, Escritórios Nacionais e outro pessoal relevante do ICRH.
- Identifica melhores práticas e abordagens estado-da-arte para as atividades do programa e avalia-as.
- Dissemina informação sobre avaliações do projecto através de relatórios escritos, apresentações em conferências e publicações, e auxilia a equipa do projecto a fazer o mesmo.
- Usa dados para documentar sistematicamente e consistentemente realizações, histórias de sucesso e melhores práticas.
- Supervisiona membros da equipa de M&A para: gerir a produção de dados para atender a todos os requisitos de relatório incluindo relatórios trimestrais e anuais, pesquisa, relatórios técnicos, apresentações, etc.; garantir que todos os dados estão actualizados e prontos para uso imediato; revisar relatórios trimestrais antes da submissão aos doadores e sede; auxiliar a equipa técnica do projecto na preparação de relatórios conforme apropriado.
- Desenvolve capacidades da equipa do projecto sobre o uso de dados para tomada de decisão e melhoria de desempenho.
- Fornece assistência técnica e capacitação às equipas do programa e organizações parceiras conforme necessário.
- Fornece apoio técnico para fortalecer sistemas de M&A a nível nacional e comunitário.
- Fornece orientação geral e gere todos os esforços relacionados com M&A, comunicando e coordenando conforme necessário com a equipa de M&A da sede e outro pessoal.
- Experiência e competências comprovadas em investigação, complementadas por experiência em colaboração com vários tipos de parceiros.
Requisitos:
- Licenciatura em estatística, epidemiologia, ciência de dados, gestão de dados, sistemas de informação ou grau relacionado e 10 anos de experiência, ou um mestrado em áreas similares e 8 anos de experiência.
- Minimo de 8 anos (para Mestrado) ou 10 anos (para licenciatura) de experiência na área de M&A, Sistemas de Informação ou Informação Estratégica relacionada com projectos de saúde com alguma experiência em saúde pública.
- Minimo de 5 anos de experiência em recolha, análise e gestão de dados de projectos financiados por doadores.
- Capacidade de influenciar políticas e decisões operacionais do programa, demonstrada por experiência anterior em liderar o desenvolvimento e implementação de instrumentos, ferramentas e/ou protocolos utilizados na medição de resultados do programa.
- Fortes competências em processamento de texto, Excel e outros programas utilizados para análises de dados e apresentação de dados.
- Experiência e competências comprovadas em investigação, complementadas por experiência em colaboração com vários tipos de parceiros.
- Conhecimento aprofundado dos indicadores e definições de Monitoria, Avaliação e Relatório (MER) do PEPFAR.
- Experiência em interagir com agências do país anfitrião, incluindo governo central e local, parceiros de desenvolvimento, sociedade civil e organizações comunitárias é essencial.
- Experiência em trabalhar com DHIS2 e outras plataformas de sistemas de dados.
- Excelentes competências de representação e comunicação.
- Capacidade demonstrada para liderar uma equipa de projecto e alcançar resultados.
- Será necessário viajar por toda a área do projecto em Moçambique.
Processo de candidatura:
Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o seu “Curriculum Vitae”, incluindo experiências relevantes e referências profissionais para recrutamento@icrhm.org.mz indicando “Director(a) de Informaçao Estratégica (DIE)” como título do email.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 10 de Janeiro de 2025.
Apenas os candidatos pré-seleccionados para entrevista serão contactados.
O ICRHM é um Empregador de Oportunidades Iguais. O ICRHM não discrimina com base em género, estado civil, gravidez, raça, cor, etnia, origem nacional, idade, deficiência, religião, orientação sexual, identidade ou expressão de género, status de veterano, ou qualquer outra característica legalmente protegida.
Aviso sobre Fraudes e Esquemas de Recrutamento: O ICRHM alerta para esquemas que envolvem falsas ofertas de emprego. Por favor, esteja atento: os recrutadores nunca solicitarão uma taxa em qualquer fase do processo de recrutamento.