Temporário Cartógrafo
Descrição da Vaga
Contexto:
O mundo encontra-se assolado com a Pandemia da Covid-19, deste os finais de 2019. Os seus efeitos são universalmente visíveis e desafiadores para os Estados. Moçambique tem estado a somar cada vez mais casos da doença desde Março de 2020, apesar da implementação de medidas de restrição, prevenção e combate. A Covid-19 tende a atingir indiscriminadamente toda a população, no entanto, os grupos mais vulneráveis têm se mostrado mais propensos à exposição, aumentando as possibilidades de contágio.
O Inquérito Sero-epidemiológico de SARS-CoV-2 realizado em Agosto na Cidade de Maputo pelo Ministério da Saúde que tinha como objectivo apurar o nível de exposição da população da capital à Covid-19 e travar a propagação da doença, constatou, de entre outros aspectos, que os 3 Distritos Municipais mais expostos a doença eram o Nlhamankulu com cerca de 4.72% de vulnerabilidade, seguido do Distrito KaMubukwana com cerca de 4.53% e por fim o Distrito de KaTembe com cerca de 4.48% de vulnerabilidade. Ademais, o mesmo inquérito concluiu que de entre os grupos etários, pessoas com 60 anos ou mais, apresentavam-se com a maior taxa de exposição à doença com cerca de 4.48% de vulnerabilidade.
Neste sentido e de forma a contribuir para a redução dos efeitos da pandemia, sobretudo, nos grupos mais vulneráveis, especificamente os idosos, o Centro de Estudos Urbanos (CeUrbe), definiu como estratégia de intervenção face ao contexto actual, o mapeamento (através de um estudo de campo) dos principais factores de risco que tendem a contribuir para uma maior vulnerabilidade dos idosos quando comparados aos demais grupos etários a nível dos 3 Distritos Municipais que registraram maiores taxas de exposição. Outrossim, além do mapeamento das variáveis de vulnerabilidade, a intervenção do CeUrbe será acompanhada da assistência social através da distribuição de Kits de Protecção à doença destinados aos idosos inqueridos e seus respetivos agregados familiares. Deste modo, para a
Produção e interpretação de mapas referentes as variáveis de vulnerabilidade à Covid-19 nos idosos, o CeUrbe pretende contratar serviços de Cartografia de modo a permitir uma melhor descrição geográfica dos idosos a nível dos 3 Distritos Municipais.
Objectivo:
Geral
Produzir mapas documentais e interpretativos sobre o inquérito de mapeamento dos principais factores de risco que contribuem para uma maior vulnerabilidade dos idosos quando comparados aos demais grupos etários a nível dos 3 Distritos Municipais de maior incidência na Cidade de Maputo.
Específicos:
- Mapear previamente a distribuição geográfica dos idosos a nível dos Distritos Municipais e Bairros;
- Garantir o acompanhamento técnico aos assistentes de campo durante toda a fase de elaboração da pesquisa;
- Elaborar um relatório das principais constatações do inquérito.
Periodicidade:
A prestação de serviços de Cartografia é por um período de dois (2) meses, a contar a partir da data de assinatura do contrato e terá o acompanhamento da Coordenadora de pesquisa e de programas e da Assistente de pesquisa em todas as suas fases para garantir uma melhor assistência. De salientar que o profissional será remunerado consoante a entrega dos produtos abaixo descritos.
Principais Produtos:
Produção de mapas de acordo com a situação geográfica dos idosos por género e faixa etária;Elaboração de um Research Brief com as principais constatações do estudo;
Requisitos:
- Nível superior em Cartografia e Pesquisa Geológica;
- Experiência em produção e interpretação de mapas;
- Ter participado em operações de cartografia realizadas pelo INE ou outras instituições é uma vantagem;
- Ter no mínimo 3 anos de experiência;
- Conhecimento de informática na óptica do utilizador dos seguintes pacotes (Word, Excel, Outlook, Office Vision);
- Habilidades de comunicação oral e escrita (em Português e na língua local);
- Ter experiência em trabalho de campo é uma vantagem;
- Ser capaz de explicar os objectivos e importância do trabalho junto as estruturas locais onde decorrerá a pesquisa;
- Ter aptidão física para realizar o trabalho de campo;
- Rigor;
- Capacidade de trabalhar sob pressão e em equipa.
Como se candidatar:
Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o Curriculum Vitae detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser consultadas para os seguintes endereços eletrónicos: recrutamentoceurbe@gmail.com ou dmahalambe@ceurbe.org.mz detalhando no assunto: “Cartógrafo”.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 28 de Setembro de 2020.
O Ceurbe reserva-se o direito de apenas comunicar o candidato selecionados.