Pedir demissão de um emprego geralmente não é um processo fácil, especialmente quando você gosta onde trabalha.
Para facilitar a saída do seu emprego atual, preparei 7 exemplos de carta de demissão simples para você copiar e usar .
O que é uma carta de demissão?
Uma carta de demissão é o documento que formaliza o pedido de demissão de um funcionário e serve como prova de que o funcionário de fato saiu da empresa de uma forma legal.
Esta carta pode ser escrita à mão, no computador, através de um formulário… Não há regras.
Como pedir demissão?
A carta de demissão deve ser entregue ao dono da empresa (em pequenas empresas) ou ao departamento de recursos humanos (em empresas grandes).
No caso em que você tem um chefe ou supervisor, eu recomendo que antes de comunicar a decisão ao departamento de recursos humanos ou qualquer colega de trabalho, fale, primeiramente, com o seu chefe direto. Isso evita que a sua liderança saiba da notícia antes de você comunicá-la.
É obrigatório dizer os motivos que te fizeram pedir demissão?
Quais são os motivos que te fizeram pedir demissão?
Você teve uma nova oportunidade de emprego que faz mais sentido em sua carreira?
Você está saindo por problemas dentro da empresa?
Seja qual for o motivo, você não é obrigado a informar os motivos que te fizeram pedir demissão, mesmo que o empregador insista. No entanto, se você acha que essa informação vai ser útil para ele, não há problemas.
Você pode informar os motivos da sua saída na empresa, mas não por escrito, diga isso de forma oral.
O empregador pode recusar uma carta de demissão?
A demissão não precisa ser aceita pelo empregador para começar a produzir seus efeitos. O empregador não pode, portanto, opor-se à demissão de um dos seus trabalhadores, mesmo que esta ocorra num período crucial para a empresa.
É obrigatório escrever uma carta de demissão a mão?
Não, uma carta de demissão não precisa ser escrita à mão, a menos que a empresa ou o empregador específico tenha uma política que exija isso. Na maioria dos casos, uma carta de demissão pode ser digitada e impressa ou enviada por e-mail, desde que seja profissional e bem redigida. A chave é garantir que a carta seja clara, concisa e respeitosa.
O que colocar na carta de demissão?
Em primeiro lugar, esteja ciente de que os seguintes elementos devem ser obrigatoriamente incluídos na sua carta de demissão:
- Nome do responsável (pode ser o seu gestor ou o responsável no RH da empresa);
- Data do documento;
- A sua vontade de rescindir o seu contrato de trabalho;
- Cumprimento ou não do Aviso Prévio;
- O cargo ocupado na empresa;
- Seu Nome completo e Assinatura;
- A data de início do contrato de trabalho;
- A data de fim pretendida do contrato de trabalho.
7 Exemplos de carta de demissão simples
Para facilitar a redação de sua carta, abaixo estão 7 exemplos de carta de demissão simples para você copiar.
Você pode se inspirar neles, mas aconselho que você não copie esses modelos palavra por palavra. Adapte-os de acordo com a sua situação.
1. Carta de demissão simples com aviso prévio indicando que você está disposto a auxiliar na transição de suas atividades para outro colaborador
[À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
Venho por meio desta apresentar o meu pedindo demissão do cargo (inserir cargo atual na empresa). Meu último dia de trabalho aqui na [nome da empresa] será no dia [data final].
Cumprirei o aviso prévio de (semanas/meses) a partir do dia (data de início do aviso prévio).
Tenha certeza de que não deixarei, neste período, de realizar meu trabalho com todo o profissionalismo exigido. Além disso, é claro que estou totalmente preparado para treinar meu sucessor para que este período de transição transcorra da melhor maneira possível.
Também quero enfatizar que sempre me diverti muito trabalhando para a empresa. Além disso, é com grande pesar que os deixo.
Cordialmente,
(Local e data)
(Sua assinatura)
(Nome completo)
2. Carta de demissão simples com aviso prévio informal
[À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
De acordo com nossa conversa tida no dia (coloque aqui o dia e hora), durante a qual comuniquei a você meu desejo de deixar a empresa.
Estou pedindo demissão do cargo de (inserir cargo atual na empresa) portanto, deixarei minhas funções no dia (coloque aqui o dia) após o cumprimento do aviso prévio de (semanas/mses).
Ficaria grato se você pudesse me enviar uma cópia deste documento com sua assinatura.
Cordialmente,
(Local e data)
(Sua assinatura)
(Nome completo)
3. Carta de demissão simples sem aviso prévio
[À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
Venho por este meio comunicar-lhe a minha decisão de renunciar ao cargo de (sua função) que exerço na empresa desde (data de início do seu contrato).
No entanto, eu ficaria grato se me dispensasse de cumprir o aviso prévio e, assim, me permitisse deixar a empresa após o recebimento desta carta de demissão.
Com os meus agradecimentos, queira aceitar, a expressão dos meus melhores cumprimentos.
(Local e data)
(Sua assinatura)
(Nome completo)
4. Carta de demissão simples pedido o encerramento imediato do contrato de trabalho
[À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
Comunico por esta carta a minha decisão de renunciar a meu cargo (cargo ocupado) na (nome da empresa).
Embora a minha saída esteja condicionada ao cumprimento de um aviso prévio por um período de (semanas / meses), solicito a dispensa de aviso prévio trabalhado, pedindo que o encerramento do contrato de trabalho seja imediato.
Gostaria de agradecer por me permitir trabalhar na (nome da empresa) e espero que possamos manter um bom relacionamento no futuro.
(Local e data)
(Sua assinatura)
(Nome completo)
5. Carta de demissão simples devido a mudança de cidade
À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
Embora eu tenha gostado muito de trabalhar como [título do cargo], lamento informar que estarei me mudando para [cidade/estado] em breve. Infelizmente, esse movimento me impede de continuar meu emprego na sua organização.
Meu tempo na [nome da empresa] foi uma experiência incrível para mim, trabalhando como parte de sua equipe. Fiz muitos amigos e sempre me senti apoiado durante meu emprego.
(Local e data).
(Sua assinatura)
(Seu nome completo)
6. Carta de demissão simples por motivos pessoais
À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
Infelizmente, algumas circunstâncias pessoais urgentes surgiram recentemente, interferindo na minha capacidade de desempenhar minhas funções de forma eficaz. Portanto, por motivos pessoais, renuncio ao cargo de [cargo].
Não consigo concentrar minha energia e atenção em minha posição como ela exige. Então, como preciso de tempo para cuidar desses assuntos, me afastar é a melhor solução neste momento. Sou grato pelo meu tempo trabalhando na [nome da empresa].
(Local e data).
(Sua assinatura)
(Seu nome completo)
7. Carta de demissão simples por motivo familiares
À (nome da empresa em que você é funcionário)
Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),
Infelizmente, tive algumas responsabilidades familiares sérias que têm interferido em meus deveres atuais de trabalho. Como esses elementos pessoais estão afetando o andamento do meu trabalho, sinto que é melhor renunciar para cuidar desses assuntos com a atenção que eles precisam.
Quero agradecer a compreensão desse assunto delicado e agradecer as oportunidades que a [nome da empresa] me deu ao longo dos anos.
Local e data).
(Sua assinatura)
(Seu nome completo)
Conclusão
A carta de pedido de demissão é necessária quando você não gosta do seu trabalho ou está mudando de carreira. Este documento oficial é para fornecer seu último dia de trabalho e não para entrar em detalhes sobre suas queixas. Você deve elaborar sua carta de demissão com muito profissionalismo e evitar colocar informações que podem te prejudicar no futuro