3 Cartas de apresentação para emprego candidatura espontânea

    Uma carta de apresentação para uma candidatura espontânea pode ser o ponto de partida para conseguir um emprego ambicionado. Um candidato pode desejar emprego em uma determinada empresa que não tenha publicado nos Jornais ou na Internet. Nesse caso, uma carta de candidatura espontânea é usada como uma consulta sobre possíveis vagas abertas na empresa.

    A carta de apresentação para uma candidatura espontânea deve ser endereçada ao Chefe do Departamento de Recursos Humanos ou ao Gerente de uma determinada divisão. É mais provável que a carta seja lida quando é endereçada a uma pessoa em particular, em vez de ser genérica à saudação “a quem pode interessar”, as vezes na soa bem.

    Formato e Conteúdo da Carta de Candidatura Espontânea

    Escreva a carta para que ela capture imediatamente o interesse do leitor, explicando como você pode beneficiar a empresa. Mantenha o conteúdo amplo no escopo, especialmente se você quer que o gerente o considere para qualquer posição na empresa que utilize suas habilidades e capacidades específicas.

    O formato de uma carta de candidatura espontânea é muito parecido com o formato de uma carta de resposta a anúncio de emprego: o primeiro parágrafo serve como uma introdução, o corpo da carta faz um argumento a respeito de porque você é o melhor candidato a emprego e o parágrafo final contém uma solicitação para uma entrevista e suas informações de contacto.

    Confira a seguir alguns exemplos de cartas de apresentação para candidatura espontânea para ajudá-lo a começar.

     

    Modelo 1

    Joana Abel Baia

    Rua da Catembe, n.º 45, 10º andar

    Maputo

     

     

    Exmoº Senhor Director dos Recursos Humanos da Digi Consultoria, Lda

    Rua da Graça, n.º 5, Maputo

     

    Maputo, 01 de Abril de 2018

    Exmos. Senhor

    Terminei a minha Licenciatura em Gestão de Empresas, na Universidade UniZambeze, o meu objectivo é desenvolver as minhas capacidades e aplicar os conhecimentos adquiridos numa consultora tão dinâmica e empreendedora como a vossa.

    Apreciaria uma oportunidade de me encontrar com V. Excia pessoalmente e discutir quaisquer possibilidades de um estágio dentro da vossa empresa. Tenho preferência em estagiar na área de gestão de projectos, consultoria e estratégia empresarial, mas estou disposto em estagiar em outras áreas.

    Gostaria de, numa entrevista pessoal, poder prestar outras informações que penso serem de mútuo interesse.

    Os meus contactos são: 82903465 ou por email: [email protected]

    Em anexo uma cópia do meu currículo para sua apreciação.

    Modelo 2

     

     

    Isabel dos Santos

    Bairro do Alto-maé n° 2110, RC

    Maputo

    Telefone: 86 45 55 599

    Email:[email protected]

     

     

    Exmoº Senhor Director dos Recursos Humanos da Digiatlas, Lda

    Av. 10 de Novembro, nº 66, Maputo

     

    Exmos. Senhor

    Venho por este meio apresentar a minha candidatura espontânea como Assistente Administrativo na vossa empresa, na esperança de que a mesma se enquadre nas vossas actuais necessidades ou nas que venham a sentir num futuro próximo. Em anexo está meu currículo.

    Como pode ver, sou um recém-formada com experiência em administração de escritório. Tenho uma vasta experiência em assistência administrativa e sou hábil no uso do Word, Excel, Primavera e Outlook.

    Recentemente, trabalhei como assistente administrativa para uma empresa de construção civil, mas infelizmente fui dispensada devido à dificuldade financeira da empresa.

    Na expectativa do vosso breve contacto e agradecendo desde já a vossa melhor atenção ao exposto, subscrevo-me atenciosamente com os melhores cumprimentos.

    Isabel dos Santos

    Em anexo uma cópia do meu currículo para sua apreciação