Como conseguir o primeiro emprego mesmo sem ter experiência

emprego mesmo sem ter experiência profissional

Sei como é ruim não conseguir emprego por falta de experiência profissional, passei por isso. No entanto, fique calmo!

Se você está em busca de emprego, mas não tem experiência profissional, nunca trabalhou antes, saiba que é possível conseguir o seu primeiro emprego, mesmo sem ter experiência.

Confira as dicas que podem ajudar você a conseguir seu primeiro emprego

Procure estágios

Para quem terminou o ensino médio, ainda está na faculdade ou é recém-formado, por experiência própria, eu recomendo que procure estágios, mesmo que seja para trabalhar de graça.

Além da experiência, você vai conseguir algo importantíssimo no mercado de trabalho: contatos.

Se você se sair uma pessoa profissional, de bom caráter, amigável e com um bom relacionamento com os demais, sempre será lembrado no momento que uma vaga for aberta.

Antes de uma vaga ser preenchida sempre há a consulta se conhecemos alguém para o trabalho, e é nesse momento que entram os contatos.

Outra dica muito importante quando estiver à procura de estágio, recomendo que procure estágio em empresas pequenas e médias.

Essas empresas têm muito mais disponibilidade para contratar jovens, mesmo vindo “fresquinhos” da universidade.

Para além disso, o acesso do candidato aos gestores da empresa é muito mais fácil do que no caso de grandes empresas, que tendem a ter um tratamento muito mais anônimo e dificultam o acesso à gestão.

Faça alguns cursos básicos

Como você não tem experiência, sugiro que procure cursos como informática, inglês, qualquer tipo de curso que te ajude a ser mais qualificado, de preferência com certificados para comprovar seu conhecimento.

Além do que, se você gostar e tiver interesse na área das novas tecnologias digitais pode fazer cursos via internet, inclusive você consegue encontrar alguns de qualidade e o que é melhor, grátis.

Com esses cursos você pode conseguir alguns trabalhos virtuais, que é um mercado que está em amplo crescimento. Vale a pena você conferir!

Faça trabalhos temporários

No fim do ano há vagas temporárias em lojas e supermercados. Aceite o trabalho temporariamente até arranjar um trabalho ao seu nível de formação.

Um trabalho, mesmo abaixo do seu nível de formação, liberta-o de pressão financeira, contribui para o aperfeiçoamento das suas capacidades sociais e dá-lhe algo importantíssimo na sua situação: experiência. Para além disso, já não seria a primeira vez que trabalhos temporários numa empresa, abrem portas que não sabia que existiam.

Crie um currículo eficaz

Trabalhe no seu currículo e faça dele o seu cartão de visita. Não poupe, nem tempo, nem dinheiro.

O primeiro passo nesse caso é preparar um currículo de 1 folha só é o suficiente, coloque seus cursos (caso tenha) e sua formação. Quando não há muita coisa que acrescentar, o único recurso é falar sobre suas ambições futuras com relação a carreira, poderá ajudar bastante!

Além disso, fale também das suas habilidades, ou seja, do que você sabe fazer ou aprende com muita facilidade. Lembre-se das experiências vividas na escola. Se teve a chance de apresentar trabalhos em grupo, ser representante de turma e organizador do time de futebol, etc.

Essas informações acrescentadas ao currículo já criam um perfil profissional para você e, pode ter certeza, o entrevistador irá perceber isso ao ler o seu currículo.

Habilidades e competências para destacar no currículo

A especialista norte-americana em RH, Sharlyn Lauby, explica que a diferença entre habilidade e competência é muito pequena e pode ser dada assim:

As habilidades são as qualidades próprias do indivíduo, ele nasce com elas.

As competências são as características desenvolvidas por meio de um curso, um treinamento ou uma experiência.

O que a especialista está dizendo é que a competência pode ser aprendida e aperfeiçoada enquanto a habilidade é geralmente inata. Vou te dar um exemplo para ficar mais clara a explicação dela e você não ficar com nenhuma dúvida:

Se você fizer um curso para trabalhar com unhas de gel, utilizará a sua habilidade para esse tipo de trabalho e estará desenvolvendo e aperfeiçoando a sua competência ao colocar em prática o que aprendeu em um curso.

Você percebeu como isso é importante?

A partir do momento que você está disposto a estudar e adquirir novos conhecimentos, está desenvolvendo as suas competências.

E, dessa forma, você está enriquecendo o seu currículo mesmo ainda não tendo experiência profissional para acrescentar.

Para te ajudar a identificar as suas habilidades estou colocando esses tópicos para você pensar a respeito de cada um deles:

  • Atividades que gosta de fazer e te proporcionam bem-estar;
  • Atividades que não gosta de fazer e realizá-las é um sofrimento;
  • Situações que são muito difíceis para você resolver;
  • Situações que você resolve com facilidade, até de olhos fechados;
  • Assuntos que gosta de ler e estudar a respeito;
  • Assuntos que não gosta de ler e nem estudar;
  • Como participa de atividades em grupo e situações de liderança.

O que motiva você?

Depois de ter pensado a respeito desses tópicos você vai conseguir fazer uma lista das suas habilidades.

A partir disso poderá pensar em quais atividades profissionais essas habilidades se encaixam. Como também quais cursos você deve fazer para desenvolvê-las.

Isso é muito importante para que você possa direcionar a sua busca por um emprego e obter um resultado positivo.

Termine o seu currículo com as suas habilidades e comece a distribui-lo para as empresas do seu interesse.

Um detalhe muito importante: vá pessoalmente à empresa entregar o seu currículo, mesmo que o tenha enviado por e-mail anteriormente. Peça para falar com alguém do RH ou com o responsável pela empresa. Explique a situação e entregue o seu CV.

 Conclusão

Hoje em dia, as empresas procuram pessoas de confiança e responsáveis que tenham o compromisso com o trabalho.

Portanto, ter uma boa dose de autoconfiança (saber seu potencial), comprometimento, persistência e honestidade são características que podem fazer um diferencial para você conseguir um emprego sem experiência.

Espero que nossas dicas tenham lhe sido úteis.

Se tem alguma dica ou dúvida, por favor, nos diga nos comentários, vai ser muito útil aos outros leitores?

Deixar uma resposta