Sempre há uma primeira vez para tudo, até mesmo para entrar no mundo do trabalho. As empresas estão acostumadas a receber currículos de pessoas sem experiência profissional que estão se candidatando ao primeiro emprego. Se esse é o seu caso, confira dicas de como montar um bom currículo sem experiência e aumentar as chances de conseguir o seu primeiro emprego.
O que colocar no currículo se você não tem experiência
Não ter experiência profissional não significa que você não tenha habilidades, valores e competências importantes, e é isso que você precisa valorizar.
Um CV de alguém sem experiência de trabalho deve sempre incluir um bom objetivo profissional, formação acadêmica, estágios ou trabalho voluntário, habilidades, disponibilidade e qualquer outro tipo de atividade que você considere relevante para o emprego que está procurando.
Além disso, não se esqueça de adaptar sua carta de apresentação à vaga específica para a qual você está se candidatando, destacando habilidades que sejam relevantes para a empresa para a qual você está enviando seu currículo.
Por exemplo, se você estiver se candidatando a uma vaga que envolva lidar com pessoas, é uma boa ideia destacar que você é uma “pessoa sociável, extrovertida e que gosta de interagir com as pessoas”. Se, por outro lado, você estiver se candidatando a um cargo administrativo, deverá destacar qualidades como responsabilidade e atenção a detalhes.
Modelo de currículo sem experiência

Veja o que evitar na hora de escrever o seu currículo sem experiência
Escrever um currículo para primeiro emprego é uma tarefa desafiadora. Por isso é importante lembrar que, além de destacar suas habilidades, também é importante evitar certas coisas que podem prejudicar sua candidatura.
Não exagere sobre seus conhecimentos e habilidades
É comum sentir-se tentado a exagerar sobre suas habilidades e conhecimentos. No entanto, é importante lembrar que essa estratégia pode ser prejudicial a longo prazo.
Ao fazer afirmações falsas sobre suas habilidades e conhecimentos, você pode acabar sendo contratado para um trabalho que não está preparado para realizar, o que pode levar a problemas futuros para você e para a empresa. Além disso, se você for descoberto, pode prejudicar sua reputação e tornar mais difícil conseguir empregos futuros.