As 6 Faculdades Para Fazer o Curso de Medicina em Moçambique

0
7194
Faculdades Para Fazer o Curso de Medicina em Moçambique

Em Moçambique, o curso de medicina sempre estive em alta, no entanto, o curso requer um nível extra de esforço por parte dos alunos, tanto para entrar no curso, quanto para sair dele.

Como é o curso de medicina em Moçambique?

Estudar medicina em Moçambique exige muita dedicação e esforço por parte do aluno. O curso tem a duração de seis anos, sendo necessário outros anos mais de estudos para obter o título de especialista.

Quais são os requisitos para estudar medicina em Moçambique?

A primeira coisa que você deve fazer antes de procurar saber dos requisitos necessários para entrar no curso de medicina, é saber se você tem vocação pela profissão. O curso de medicina é muito diferente dos outros cursos, porque se trata de lidar com a saúde das pessoas.

O acesso ao curso de medicina em Moçambique , varia de acordo com os critérios de cada universidade.

Onde fazer o estudar medicina em Moçambique?

O curso de medicina em Moçambique é oferecido tanto em Universidades públicas como em Universidades privadas. Para estudar medicina em uma faculdade pública, é preciso ter finalizado o Ensino médio e realizar o exame de admissão.

Confira a Lista detalhada de todas as Faculdades públicas e privadas que se dedicam à formação de médicos em Moçambique.

Leia também: Top 40 cursos universitários com maior emprego em Moçambique

Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane

A Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane oferece Licenciatura em Medicina desde 1963 e já graduou mais de mil médicos para o país. Até meados dos anos 1990 era a única instituição no país responsável pela formação de médicos.

Licenciatura em Medicina.

Requisitos de acesso:

  • 12ª Classe área B ou equivalente ou Graduados do Instituto de Ciências e Saúde do Nível Médio

Disciplinas nucleares dos exames para admissão: Biologia e Química

Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade UniZambeze

A Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade UniZambeze, foi criada em 2009, localiza-se na cidade de Tete e foi concebida para responder ao desafio de melhorar a qualidade da oferta dos serviços de saúde e da rede sanitária local e do país em geral.

  • Licenciatura em Medicina.
  • Licenciatura em Medicina Dentária.

Requisitos de acesso:

  • 12ª Classe área B ou equivalente ou Graduados do Instituto de Ciências e Saúde do Nível Médio.

Disciplinas nucleares dos exames para admissão: Biologia e Química.

Escola Superior de Ciências de Saúde do ISCTEM

A Escola de Medicina tem por finalidade desenvolver, aperfeiçoar e ministrar o ensino e a prática da Medicina, visando o bem-estar físico, mental e social do indivíduo.

  • Licenciatura em Medicina Geral
  • Licenciatura em Medicina Dentária

Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique

A Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique abriu as suas portas aos estudantes em Agosto de 2000. Daí em diante, o número de estudantes inscritos tem vindo a aumentar anualmente, sendo agora mais de 372. Situada na Beira, esta faculdade oferece aos jovens Moçambicanos a possibilidade de estudar e trabalhar num ambiente apropriado para o desenvolvimento das suas capacidades profissionais e para o crescimento da sua personalidade.

O curso de Licenciatura em Medicina na UCM, tem a duração de 6 anos. Para completar o curso de Licenciatura em Medicina, cada estudante deverá aprovar todas os Blocos do 1º ao 4º ano, testes progressos, OSCE e todas as rotações dos dois últimos anos (Estágio Clínico), que inclui 5 semanas de Estágio Rural, 4 Semanas de Estágio em Cuidados Primários e 6 Semanas de Medicina Legal e Gestão Hospitalar.

Para ser admitido neste curso, o candidato tem a possibilidade de realizar um exame de admissão que lhe permite entrar diretamente no primeiro ano, caso tenha, também, média final igual ou superior a 12 valores no certificado de 12ª classe ou equivalente. Caso não, pode iniciar pelo ano propedêutico. A idade deve ser inferior a 35 anos.

Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio

A Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio foi fundada em 2007, o ano em que foram introduzidos os cursos de Medicina Geral, Medicina Dentária e Farmácia.

Em 2009, a FCS introduziu os cursos de Nutrição e Optometria, e, em 2011, Enfermagem. No ano de 2013, a faculdade introduziu os dois cursos de Mestrados em Educação em Ciências de Saúde e Medicina Tropical e Saúde Internacional.

  • Licenciatura em Medicina.
  • Licenciatura em Medicina Dentária.

Faculdade de Ciências de Saúde do ISCTAC

O Licenciado em Medicina no ISCTAC tem como perfil, ser um médico de clínica geral, com formação humanista, crítica e reflexiva, estando este; capacitado para actuar pautando-se por princípios éticos e com senso de responsabilidade social, no processo saúde-doença a diferentes níveis de atenção, com acções de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação, na perspectiva da integridade da assistência e como promotor da saúde integral da comunidade.

  • Licenciatura em Medicina Geral.
  • Licenciatura em Medicina Dentária.

Conclusão

Estas são as faculdades onde poderá fazer o curso de Medicina em Moçambique, caso tenha uma sugestão deixe nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.