Um currículo bem elaborado é sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Saber quais habilidades e competências destacar pode fazer toda a diferença para chamar a atenção dos recrutadores e garantir aquela entrevista desejada.
Este artigo apresenta as principais habilidades e competências valorizadas pelos empregadores e como apresentá-las no currículo. Confira!
O que são habilidades?
Habilidades são capacidades ou competências que uma pessoa possui para realizar determinadas tarefas ou atividades.
Existem vários tipos de habilidades que podem ser adicionadas no currículo. Abaixo, nós as dividimos em habilidades técnicas (hard skills) ou habilidades pessoais (soft skills).
Diferença entre habilidades técnicas e pessoais
Antes de começar a listar suas habilidades, é importante entender a diferença entre esses dois tipos de habilidades:
Habilidades Técnicas (Hard Skills)
Habilidades técnicas: também conhecidas como hard skills, são aquelas competências técnicas e específicas adquiridas por meio de formação acadêmica, cursos e experiência de trabalho.
Alguns exemplos de habilidades técnicas:
- Domínio de idiomas
- Programação
- Análise de dados
- Contabilidade
Habilidades pessoais (Soft Skills)
Hoje em dia se fala muito em gestão de equipas, capacidade de comunicação, capacidade de negociação, criatividade, trabalho em equipa e autonomia….
Estas seriam as chamadas habilidades pessoais ou Soft Skills.
Habilidades Soft Skills são qualidades pessoais e interpessoais que determinam como você interage com outras pessoas e lida com situações no ambiente de trabalho.
Exemplos:
- Comunicação
- Trabalho em equipe
- Resolução de problemas
- Liderança
- Inteligência emocional
Tanto as habilidades técnicas como as pessoais devem estar inseridas no currículo e devem estar sempre muito presentes na nossa fala perante o recrutador.
Exemplos de habilidades para colocar no currículo
Habilidades técnicas para se colocar no currículo
- Conhecimento de Idiomas: inglês, espanhol ou francês
- Pacote Office: Excel, Word, PowerPoint, Outlook
- Ferramentas de Gestão de Projetos: Trello, Asana, Monday, Microsoft Project
- Design e Criação: Photoshop, Illustrator, Canva
- Análise de Dados: Power BI, Tableau, SQL
- Para Marketing: SEO, marketing digital, gestão de redes sociais, copywriting
- Para Finanças: Análise financeira, contabilidade, gestão de orçamentos
- Para RH: Recrutamento e seleção, gestão de pessoas, legislação trabalhista
Habilidades pessoais para se colocar no currículo
- Comunicação
- Adaptabilidade
- Trabalho em Equipe
- Resolução de Problemas
- Liderança
Como colocar habilidades no seu currículo?
Ao criar seu currículo, inclua suas habilidades nas seguintes seções:
- No perfil ou objetivo profissional: Isso ajudará sua descrição a se destacar não apenas por suas realizações e experiência, mas também pelas habilidades que lhe dão uma vantagem como profissional. Por exemplo, se você tem capacidade de se adaptar a mudanças, não deixe de mencionar isso.
- Na experiência profissional: aqui você pode incluir exemplos específicos de como suas habilidades contribuíram para o sucesso de projetos ou melhoraram o ambiente de trabalho.
- Em habilidades e competências: Podes criar uma seção separada no currículo chamada “habilidades e colocar as habilidades em formato de lista.
Quais habilidades você deve incluir no seu currículo?
Não é possível destacar todas as habilidades de uma pessoa em um único documento. Aqui estão algumas dicas de como selecionar as melhores habilidades para o seu CV:
Auto-avaliação
Analise suas experiências anteriores, tanto profissionais quanto pessoais. Identifique momentos em que você resolveu problemas, liderou projetos, trabalhou em equipe ou superou desafios significativos.
Essas situações podem ajudar você a descobrir habilidades essenciais, como liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas e adaptabilidade.
Revise a descrição da oferta
Estude cuidadosamente a oferta de emprego para a qual você está se candidatando. As empresas geralmente listam as habilidades e qualidades pessoais que consideram importantes para o cargo.
Não se esqueça de incluir no seu currículo as habilidades profissionais que correspondem às mencionadas na descrição, desde que você realmente as possua.
Priorizar relevância
Nem todas as habilidades têm o mesmo peso para cada posição. Priorize aquelas que são mais relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando. Por exemplo:
Para uma posição de técnico de enfermagem, empatia e comunicação eficaz são habilidades cruciais.
Para uma posição que exija a execução de diferentes tarefas simultaneamente, como uma posição administrativa, será necessário um funcionário com habilidades multitarefas.
Habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
Hoje, as empresas buscam candidatos que não possuam apenas habilidades técnicas, mas também habilidades pessoais ou sociais.
A seguir, exploramos algumas das habilidades e competências mais valorizadas no mercado de trabalho:
1. Resolução de problemas
Não importa qual seja o trabalho, um dia algo dará errado e os empregadores querem saber se você é capaz de encontrar uma solução rápida e eficaz.
Está é uma das principais habilidades que os empregadores procuram nos candidatos em 2025, pois os funcionários com essas habilidades tendem a ser autónomos.
2. Trabalho em equipa
O profissional escolhido deve ser capaz de trabalhar com outros colegas e ter um caráter aberto e pró-ativo. Para os responsáveis pela área de Recursos Humanos é cada vez mais importante que os candidatos tenham essa habilidade profissional.
Essa habilidade está ligada à empatia. Ter empatia com os colegas favorece o trabalho em equipe, melhora o ambiente de trabalho e aumenta a produtividade. Portanto, essa habilidade profissional é altamente valorizada pelos recrutadores.
3. Liderança
Liderança não é uma habilidade apenas para gerentes seniores. Todos os níveis nas organizações podem se beneficiar de habilidades de liderança, como a capacidade de inspirar e orientar outras pessoas. Na educação, professores que lideram com empatia e visão podem transformar a experiência de aprendizagem de seus alunos.
4. Criatividade
As tarefas podem ser resolvidas de várias maneiras. Alguns funcionários realizam mecanicamente, apesar de não ser o método mais eficiente. Os trabalhadores mais valorizados pelas empresas em 2022 são aqueles que contribuem com novas ideias e procuram novas soluções.
A criatividade anda de mãos dadas com outras habilidades, como estar aberto a mudanças no ambiente.
5. Comunicação
Seja por escrito ou verbal, ser capaz de se comunicar com seu chefe, colegas de trabalho e clientes em todas as situações é muito importante. Quanto melhor você estiver nisso, melhor resultado irá gerar.
6. Pensamento crítico
Ser capaz de pensar racionalmente é a base do pensamento crítico. Os empregadores querem trabalhadores que possam pensar em um problema e encontrar as melhores soluções.
7. Inteligência emocional
De acordo com a Psychology Today, “inteligência emocional se refere à capacidade de identificar e gerir as próprias emoções, bem como as emoções dos outros.” No local de trabalho, isso significa que você é racional e equilibrado, e pode lidar com altos e baixos sem perder o controlo.
8. Adaptabilidade
Mudanças nas empresas são comuns, por isso é fundamental enfrentá-las de maneira adequada e se adaptar ao meio ambiente.
Acontecimentos imprevistos incomodam todos – empresários e trabalhadores – mas a capacidade de encontrar soluções, faz a diferença entre um trabalhador e outro.
9. Capacidade de trabalhar sob pressão
Os recrutadores preferem candidatos que conseguem manter a calma e o foco, mesmo sob pressão.
A qualidade do trabalho deve de fato ser impecável, quaisquer que sejam as condições.
Também é importante saber administrar seu temperamento e manter a postura para não atrapalhar a dinâmica da equipe mesmo nas piores situações.
10. Habilidades de informática
As empresas buscam profissionais com habilidades de informática para qualquer tipo de trabalho: seja administrativo, recepcionista ou mecânico.
Dominar ferramentas de computador como o pacote Office. Pode ser decisivo na hora de contratação, portanto se você tem o domínio de um programa de computador, não se esqueça de colocar no seu currículo na seção “habilidades de informática” ou no campo informações adicionais.
Como começar a desenvolver essas habilidades?
Para começar a desenvolver essas habilidades, vamos considerar estas primeiras práticas:
- Autoavaliação e planejamento: faça uma autoavaliação para identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria. Podemos estabelecer um plano de desenvolvimento profissional com metas claras e realistas.
- Participação em cursos e workshops: inscreva-se em cursos on-line ou workshops presenciais em plataformas como Coursera, Udemy e LinkedIn Learning.
- Networking e mentoria: junte-se a redes profissionais e procure mentores em sua área de interesse que possam oferecer orientação e apoio.
- Prática e aplicação: aplique o que aprendeu em projetos ou simulações da vida real para ganhar experiência prática.
Conclusão
Um currículo eficaz equilibra habilidades técnicas e comportamentais, demonstrando ao recrutador que você possui não apenas o conhecimento necessário para executar as tarefas, mas também as qualidades pessoais para se integrar à cultura da empresa e contribuir para seu sucesso.
Lembre-se que o mercado de trabalho está em constante evolução, e as habilidades valorizadas também mudam. Mantenha-se atualizado, invista em seu desenvolvimento contínuo e adapte seu currículo regularmente para refletir suas novas competências e as demandas do mercado.