13 ideias de negócios lucrativos em Moçambique para abrir em 2020

Ideias de Negócios Rentáveis Para Montar em Moçambique

Se você deseja montar um negócio lucrativo e ter sucesso em Moçambique, não basta ter dinheiro apenas, é preciso ter uma boa ideia e vontade de trabalhar.

Mas, antes de você se aventurar por este caminho, é preciso perceber que o seu negócio só terá sucesso se você investir numa área em que você se identifica e está qualificado para atuar.

Evite investir dinheiro em coisas que não gosta e não entende.

Não inicie um negócio só porque está na moda e deu certo com o seu amigo.

As coisas não são automáticas como você pensa.

Portanto, antes de você iniciar um negócio, você precisa de se autoavaliar primeiro para saber que tipo de negócio abrir.

Para ajudar você que quer abrir um negócio em 2020, preparei uma lista 13 ideias de negócios de baixo risco e investimento que quando bem implementados a chance de ter sucesso é maior.

Confira!

1- Organização de Festas Infantis

Para quem pretende investir num negócio lucrativo com pouco dinheiro, o negócio de organização de festais infantis é a melhor opção.

Este tipo de negócio é muito requisitado, não há fins de semana que não há festas de crianças.

Se você quer iniciar este negócio é necessário investir em fantasias e brinquedos para crianças, também tens que ser uma pessoa muito criativa e amigo das crianças.

2- Serviços de Catering

A segunda ideia rentável é da indústria alimentar – Catering.

Para começar o negócio de catering, você não precisa de muito dinheiro, mas sim de uma equipa muito boa, adquirir louças e mesas, estudar sobre realização de festas e divulgar o serviço prestado usando redes sociais ou um site.

O serviço Catering consiste no empréstimo de mesas, louças, preparar refeições para celebrações em aniversários, casamentos, entre outras ocasiões.

3- Abertura e Legalização de Empresas

Este tipo de serviço é muito procurado por pessoas que querem abrir empresas, mas não têm tempo nem paciência para tratar a papelada. Assim optam por contratar uma empresa para fazer o serviço.

Se você entende um pouco sobre a legislação moçambicana sobre abertura de empresas, abrir este tipo de negocio é uma boa ideia. Clientes não vão faltar. Principalmente estrageiros.

4- Consultoria na Área de Contabilidade

Qual é a empresa que não precisa de serviços de contabilidade?

Nenhuma.

Com tantas empresas a serem abertas todos os dias, a demanda por serviços de contabilidade tende a aumentar.

Este mercado é bastante seguro, desde que a empresa ofereça qualidade e inovação em seus serviços, podendo facilmente progredir em pouco tempo.

Para montar uma empresa de consultoria em contabilidade é indispensável que você tenha bons conhecimentos em fazer demostrações de resultados, relatórios financeiros e balancetes.

5- Escola de línguas

Com o surgimento da industria do petróleo e gás no país, a procura pelos cursos de línguas tende a aumentar e as escolas tradicionais de línguas não conseguem tomar mais conta da demanda.

Esta é uma das ideias de negócios mais rentáveis hoje, no entanto, se você quer cobrar bons preços, você terá que ter algo que o destaque dos concorrentes: um método de ensino diferente, um público-alvo específico e uma estrutura física muito boa.

Se você não tem dinheiro para investir, mas você é muito bom, você pode começar dando aulas particulares.

7- Serviços de Internet Café e Digitação de Documentos

Pode parecer estranho falar em abrir um negócio de Internet Café.

Quem precisaria de uma Internet Café?

Simples:  apenas 6,6 por cento da população moçambicana possui internet, segundo os resultados definitivos do IV Recenseamento Geral da População e Habitação.

Como pode ver, continuam a ser poucos os moçambicanos com acesso a internet.

Este negócio começou a surgir em 2000, como casas de internet café apenas, mas ao andar do tempo, com a proliferação dos telemóveis começaram a desaparecer.

A partir de 2010 começaram a surgir novamente, mas além de fornecer internet, também prestam serviços de impressão, digitação, escaneamento, encadernação, plastificação e outros serviços digitais.

Este negócio é muito rentável, mas antes de você investir em uma empresa deste tipo, é preciso fazer uma análise de mercado na zona em que você pretende.

Fatores como localização, serviços agregados e público-alvo precisam ser estudados.

Também é importante definir um diferencial.

8- Escola de Condução

Hoje em dia, abrir uma Escola de condução é uma boa ideia de negócio, como assistimos um número de carros aumentando dia a dia, mais e mais pessoas querem aprender a dirigir um carro.

Para começar este negócio, você precisa de uma sala de aulas para aulas teorias e pelo menos 2 de carros e uma boa equipa de instrutores que podem ensinar os alunos a dirigir.

9- Creche

Hoje em dia, encontramos muitas mulheres trabalhadoras e elas geralmente não tem tempo para administrar o trabalho com crianças. Com isso, abrir uma creche transformou-se em uma opção de negócio muito rentável.

Como qualquer outro negócio, se você pretende abrir uma creche, você deve verificar o mercado para descobrir se há clientes suficientes para o tipo de serviço oferecido.

Outros fatores importantes que influenciam uma mãe na escolha de uma creche para o filho são:

Higiene, espaço, qualificação dos profissionais;

Proximidade da mesma com seu trabalho ou residência.

As mães não gostam de deixar os seus filhos em creches que estão longe do seu serviço ou casa.

10- Serviços de DJ

O serviço de DJ está entre as ideias de negócios inovadoras a tempo parcial. As pessoas procuram DJ em várias ocasiões. Se você é muito bom em música, você pode agitar esse negócio.

11- Reparação de Computadores

Quase todas as empresas em Moçambique usam computadores e dependem deles para trabalhar, no entanto, a maioria dessas empresas não possuem um técnico de informática.

Sempre que um computador avaria, eles chamam um técnico de informática freelancer.

Se és bom em tratar de atualizações, reparações e outras tarefas informáticas, este tipo de negócio pode ser uma boa opção.

Dicas: os serviços de reparação de computadores evoluíram muitos nos últimos anos, já não se trata de reparar computadores apenas.

Se você quer ter sucesso neste negócio, trabalhe mais como consultor de TI. Aconselhando os seus clientes sobre as melhores práticas de uso das TIC’s.

12-  Lavagem de carros (Car Wash)

O negocio de Car Wash é uma óptima oportunidade de negócios e está crescendo rapidamente em Moçambique, mas muito cuidado deve ser tomado ao selecionar o local no qual você deseja construir o seu negocio.

13- Clínica dentária

Todo mundo pelo menos uma ou duas vezes por ano, vai ao dentista, certo?

Este é um dos sectores em Moçambique em constante demanda, graças à proliferação de seguros cobrindo atendimento odontológico, cresceu cada vez mais o número de clientes.

Conclusão

A lista das 13 ideias de negócios mencionadas acima foi selecionada com base no meu conhecimento e sabedoria. Se você acha que a lista acima está incompleta, adicione a sua ideia de negócio nos comentários.

Você precisa ter em mente que todas as ideias de negócios mencionadas acima podem não gerar 100% de sucesso.

O sucesso dessas ideias depende de tendências, concorrência, demografia e muitos outros fatores que muitas vezes estão fora do seu controlo.

Selecione uma ideia de negocio com base em sua educação, conhecimento e experiência. Não entre no negócio, porque está a bater. Faça um plano de negócios adequado e estude todos os aspetos legais e comerciais antes de entrar em um negócio.

Além disso, entenda que é preciso tempo e dinheiro para estabelecer um negócio. Você tem que estar pronto para dar tempo suficiente antes de esperar lucros.

Por fim, gostaria de encerrar a discussão dizendo, selecione a melhor ideia de negócio e comece a trabalhar duro em silêncio.

Deixe o seu sucesso ser o seu ruído.

Qual ideia de negócio que você gostaria de abrir e porquê?

Compartilhe suas ideias favoritas nos comentários.

Deixar uma resposta