Os 10 Melhores Institutos Técnicos Médios em Moçambique

0
3366

Os Institutos Técnicos Médios em Moçambique nunca estiveram tão em alta como nos dias de hoje. Isso se deve principalmente ao fato do país estar precisando de profissionais qualificados.

Estudar em uma Escola Técnica significa ter uma formação em período mais reduzido, em torno de três anos. Depois de concluir o curso o estudante estará apto a trabalhar e receber bons salários.

Se você pretende fazer um curso técnico, você deve buscar os melhores Institutos do País.

A seguir, vou mostrar a você, os Institutos Médios Técnicos que apresentam melhores condições e que são reconhecidas pelo mercado.

Instituto Industrial de Maputo (IIM)

O Instituto Industrial de Maputo é uma referência no nosso país quando pensamos em cursos técnicos profissionais.

Mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, está instituição forma mão de obra qualificada para trabalhar na área industrial, como as áreas de Mecânica, Construção, Química, Electricidade, Estradas e várias outras extremamente importantes para a economia Moçambicana.

Se você está interessado em fazer um dos cursos técnicos do Instituto Industrial de Maputo, precisa ter a 10ª classe ou equivalente e se escrever no exame de admissão a partir de Novembro.

Instituto Comercial de Maputo (ICM)

Muito famoso, o Instituto Comercial de Maputo é um dos primeiros institutos médios técnicos a formar profissionais na área da contabilidade (técnicos de contas), neste momento a instituição conta com novos cursos modulares: Recepção e Andares, Guias Turísticos, Restaurante e Bar e Gestão.

Se você está interessado em fazer um dos cursos técnicos do Instituto Comercial de Maputo, precisa ter a 10ª classe ou equivalente e se escrever no exame de admissão a partir de Novembro.

Instituto de Transportes e Comunicações (ITC)

O ITC, é um Instituto Médio Técnico Profissional privado que oferece cursos técnicos nas áreas de Contabilidade e Gestão, Manutenção Industrial, Sistemas Electromecânicos, Informática, Recursos Humanos e Marketing.

Mais de 15 mil alunos já passaram pelas salas de aula da instituição, que se preocupa em actualizar o seu projeto pedagógico continuamente, incrementando inovações para acelerar a empregabilidade dos alunos.

Instituto de Ciências de Saúde de Maputo

O Instituto de Ciências de Saúde de Maputo tem como objectivo, promover a Educação Profissional na área da Saúde.  O Instituto de Ciências de Saúde de Maputo oferece cursos nas áreas de Enfermagem Geral, Medicina Geral, Farmácia, Nutrição, Administração Hospitalar e Manutenção de Equipamento Hospitalar, todos eles têm duração de três anos.

Instituto Industrial de Computação Armando Emílio Guebuza (IICAEG)

O Instituto Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza é uma instituição pública de ensino Técnico-Profissional de nível médio, localizada na Matola-Rio, Provícia de Maputo. O IICAEG, surge como resposta do Estado, face ao surgimento de novas indústrias e ao desenvolvimento das ciências da computação.

Instituto Técnico de Moçambique (ITM)

O Instituto Técnico de Moçambique, ITM, é uma instituição privada de Ensino Médio Técnico Profissional criada em 2015, cuja a missão é formar Jovens de família de baixa renda, para serem pessoas responsáveis e capazes de actuar na contribuição de crescimento do País.

 Instituto Politécnico de Tecnologia e Empreendedorismo (IPET)

O IPET– Instituto Politécnico de Tecnologia e Empreendedorismo é uma instituição de ensino técnico profissional que iniciou as suas actividades em Fevereiro de 2009.

Para o ingresso no IPET, os indivíduos devem ter concluído a 10ª Classe ou 12ª ou o equivalente. Os cursos têm a duração de 2 anos Lectivos + 6 meses de estágio e elaboração do trabalho final do curso.

O Instituto Industrial e Comercial da Beira (IICB)

O Instituto Industrial e Comercial da Beira, também conhecido pela sigla IICB, é uma instituição pública de ensino técnico-profissional e vocacional, localizada no Bairro de Matacuane, na cidade da Beira, em Moçambique. Foi fundada em 28 de agosto de 1961.

A instituição é dividida em dois departamentos, industrial e Comercial, que ofertam os seguintes cursos:

Departamento Industrial

  1. Sistemas Eléctricos Industriais;
  2. Industria Electrónica;
  3. Mecânica Geral;
  4. Construção de Edifícios, Estradas e Pontes.

Departamento Comercial

  • Contabilidade (Técnico de Contas);
  • Técnico Aduaneiro.

Instituto Politécnico Médio (IMEP)

O Instituto Médio Politécnico – IMEP é uma instituição de ensino técnico-profissional de nível médio, para formação de profissionais, em diferentes áreas, nomeadamente: Contabilidade, Construção Civil, Educação de Infância, Gestão, Hotelaria e Turismo, Informática, Secretariado. Os cursos médios ministrados pelo IMEP têm por objectivo dotar os alunos de competências profissionais, conhecimentos e atitudes, fundamentalmente, através da leccionação de disciplinas técnicas e de consolidação dos saberes e capacidades adquiridos, por professores altamente capacitados, utilizando metodologias de ensino-aprendizagem apropriadas e de condições físicas e materiais condizentes.

Os cursos do IMEP têm a duração de três (3) anos, funcionando nos turnos laboral (manhã e tarde) e pós-laboral, e visam dotar o aluno de capacidades básicas para o ingresso no mercado de trabalho.

Instituto Agrário de Boane (IAB)

O Instituto Agrário de Boane (IAB) é uma instituição de ensino técnico profissional, com missão de formar técnicos médios agro-pecuários qualificados que respondam aos desafios de desenvolvimento socioeconómico do país nas áreas de Agricultura, Pecuária, Extensão e Fomento Agrário. Desde a sua criação em 2010, o instituto, já formou mais de 2.436 técnicos.

Gostou da nossa selecção dos 10 melhores institutos técnicos médios? Compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outros seus amigos na mesma situação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.