Objetivo Do Currículo Para o Primeiro Emprego – O que colocar?

    0
    539
    objectivo do currículo quando se é o primeiro emprego

    Ao longo do artigo, você aprenderá como fazer o seu objetivo profissional do currículo e, mais ainda, entenderá o porquê dele ser tão importante, ainda que você nunca tenha trabalhado e seja esse o seu primeiro emprego.

    O porquê do objetivo profissional

    Você já tem em sua mente que precisa colocar essa parte em seu currículo e, é claro, fazê-la bem, da melhor forma possível.

    Pois então, queremos lhe ajudar nisso.

    Porém sabemos que, antes de tudo, e para que algo seja bem feito, é necessário que a pessoa saiba o porquê daquilo. Neste caso, o porquê de colocar o objetivo profissional no currículo, ainda que seja a sua entrada no mercado de trabalho.

    Colocar o objetivo profissional no currículo, mostra ao empregador em qual área o candidato quer atuar e quais as suas expectativas nesta etapa da carreira.

    Mas, apesar de ser essa uma das informações mais cruciais em um currículo, deve manter-se curto, sem redundância, com dimensões de uma a duas linhas apenas.

    Com poucas palavras, você deve deixar bem claro para o empregador, qual é o seu objectivo ao tentar ser empregado

    Mas, se você, ao contrário, colocar um texto enorme ou não colocar objetivo algum, o efeito será negativo. No primeiro caso, parecerá confuso, pouco objetivo; no segundo, demonstrará não ter um objetivo maior que o de ganhar dinheiro. Afinal, quem vai querer contratar um funcionário sem objetivo de vida profissional?

    Características principais do objetivo profissional

    Em seu objetivo, deverá ser informada tanto a sua área de actuação quanto as suas expectativas profissionais. E é ao informar essas duas questões que você, como candidato, mostrará em qual área quer atuar, além de quais são as suas expectativas nesta etapa da carreira.

    Em suma, seja breve e claro, objetivo, mas sem perder a especificidade adequada sempre ao cargo pretendido.

    Um bom exercício prévio, para inspirá-lo na sua escrita, é você parar para refletir sobre o que busca no determinado emprego que quer obter. Fazendo isso, certamente que a tarefa ficará ainda mais fácil.

    Não seja generalista demais, não fuja da área, concentre-se

    Eis que então chegamos ao cerne da questão desse seu objetivo profissional enquanto primeiro emprego da vida. E é este o momento do texto em que mostraremos a você, com mais detalhes, como deve escrever essa parte do seu currículo, pois o que importa, de verdade, é ser específico.

    Se você colocar um objetivo genérico, parecerá que o seu currículo foi disparado aos montes, para todos os locais ao mesmo tempo. O interessante mesmo é que você comece logo pensando um plano particular de carreira:

    Você deve tomar consciência sobre qual é o momento, considerando-se sua vida profissional, em que está, e então, a partir daí, o que você pretende alcançar.

    Assim, mentalizadas essas respostas, você poderá começar a sua escrita, focando-se em um objetivo bem específico, já que será valorizado pelas empresas aquele profissional que demonstrar saber aonde realmente quer chegar. Portanto, vá “direto ao ponto“: não opte por frases longas, cheias de detalhes. Trata-se de um tópico que deve ser dos mais simples.

    No entanto, você não deve se empolgar nesse detalhismo e chegar a escrever até mesmo o cargo pretendido. Pense que, numa mesma área de actuação, existe mais de um cargo.

    A questão é você especificar o seu objetivo de acordo com a área de atuação escolhida, para, dentro dela, como um profissional versátil que deve ser, conseguir encaixar-se em algum dos possíveis cargos.

    Um objetivo para cada empresa diferente

    Sim, é isso mesmo que você leu. Para cada empresa, você deve escrever um objetivo diferente. E a melhor forma de lidar com isso é, certamente, criando esse hábito, internalizando-o como uma espécie de ritual, feito sempre que você for enviar o currículo novamente.

    Nessas situações, bastará ser feita uma revisão no objectivo, de modo a verificar se está ou não de acordo com o cargo pretendido.

    Por via das dúvidas, é melhor sempre fazer uma alteração, por mais pequena que ela seja e por mais similares que forem as vagas.

    Na verdade, essa dica costuma ser ampliada a todo o documento, ou seja, a alteração não seria apenas do objetivo a cada empresa, mas de todas as outras partes, com exceção, é claro, dos dados pessoais. Porém, esse é um assunto para outro texto.

    Agora, é chegado o momento de exemplificar como fazer o seu objetivo ainda que seja o seu começo no mercado de trabalho.

    Vejamos três exemplos para cada uma dessas seguintes áreas profissionais, sendo a sua entrada no mercado:

    Para a área administrativa:

    “Busco uma oportunidade de iniciar minha carreira, utilizando meus conhecimentos adquiridos durante os estudos, visando meu crescimento profissional e também aumentar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.”

    “Actuar no apoio de serviços administrativos, seja na parte Contábil, Fiscal ou Financeira, pois adquiri noções sobre elas, nos estudos.”

    “Procuro começar no mercado para, assim, colocar em prática tudo o que já aprendi ao longo da vida, desenvolvendo minhas habilidades e contribuindo para o crescimento da empresa.”

    Para a área de recursos humanos:

    “Procuro tanto um desafio profissional quanto uma futura efetivação no mercado, com o objectivo de desenvolver minhas habilidades e gerar resultados, assim viabilizando, para esta empresa, um crescimento qualitativo e quantitativo.”

    “Mesmo sendo minha primeira oportunidade profissional, como já tenho experiência em lidar com gente, poderei exercer bem a minha função e garantir um bom relaccionamento humano dentro da empresa.”

    Para a área de comunicação:

    “Procuro uma efetivação no mercado para colocar em prática o que já aprendi ao longo do meu tempo como estudante, desenvolvendo minhas habilidades em comunicação e contribuindo para o crescimento da empresa.”

    “Tenho, entre as minhas principais características, o dom da comunicação, portanto, mesmo ainda sem experiência, tenho a inclinação e o potencial necessário, para fazer um bom trabalho nessa área em que busco um cargo.”

    “A comunicação me atrai, assim como eu me vejo levado até ela, pois tenho o potencial para desenvolver-me mais nela que em qualquer outra área. Então, para a empresa, isto será de grande valia, que eu tenha esse objetivo somado a uma tendência nata.”

    Para a área de marketing:

    “Actuar na área de Marketing com segmentação de clientes e pesquisa de mercado.”

    “Busco minha primeira experiência profissional justamente na área de telemarketing.”

    “Através do marketing, quero pôr em prática o que já venho estudando sozinho, assim contribuindo com a empresa e me aperfeiçoando na arte da persuasão.”

    Sugestões de frases clichês que devem ser evitadas

    Dados todos esses bons exemplos, faz-se importante, por último, listar os maus exemplos, visto que já são por demais de batidos, assim não contribuindo com o seu objetivo, mas, pelo contrário, até prejudicando. No mínimo, você será visto como apenas mais um. Evite assim, esclarecido isto, os seguintes objetivos.

    Vamos a eles então, começando pelo “quero melhorar os meus conhecimentos“, que deixa as coisas um tanto vagas demais; em seguida, temos o “Posso atuar em qualquer área que a empresa desejar“, que é, por si só, um atestado de falta de objectivo. Outra generalização é dizer apenas que “Busco crescimento pessoal” ou que, para soar sociável, quer “colaborar com os colegas de trabalho“, como se isso pudesse ser o objetivo profissional de um indivíduo com seus respectivos sonhos e metas.

    Não adianta também dizer apenas que quer “executar as funções com responsabilidade“, até porque isso é o mínimo do mínimo, para não dizermos “um dever de todo profissional”. Nem caia na clássica “estou à procura de novos desafios“, muito menos na de que “gostaria de uma vaga em sua prestigiada empresa“. Não queira parecer um mero aventureiro ou um puxa-saco.

    O que podemos concluir?

    Ainda que esteja começando no mercado de trabalho, é importante que você tenha um objetivo e que o deixe claro para o empregador, através de uma escrita sabiamente resumida. A partir dos exemplos, você poderá formular o seu e ir readaptando-o a cada novo empregador.

    Dúvidas? Não deixe de perguntar nos comentários, também não deixe de me contar qual está sendo a sua grande dificuldade.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.