Como se dar bem na Primeira Entrevista de Emprego

Como se dar bem na Primeira Entrevista de Emprego

A primeira entrevista de emprego é o maior desafio para quem está em busca da primeira oportunidade de trabalho.

Por falta de preparação e orientação, há erros comuns que podemos cometer. A melhor forma de se dar bem é estar preparado.

Quer saber como se preparar para tal?

Confira algumas dicas básicas para você triunfar na sua primeira entrevista de emprego:

1- Pesquise a empresa

Conhecer a empresa te ajudará a responder as perguntas de uma maneira muito mais personalizada e direccionada.

Muitos candidatos arriscam em ir a primeira entrevista de emprego sem nenhuma informação sobre a empresa.

Se você não tiver o cuidado de fazer esse pequeno “TPC”, o recrutador irá entender que você não está empenhado em fazer parte da equipa de trabalho da empresa e que tenha se candidatado somente para tentar a sorte.

Coisas sobre a empresa que você deve saber antes de entrar numa entrevista de emprego:

Pesquise a empresa usando a internet, visite o website da empresa, ou procure alguém que faça parte do quadro de pessoal da mesma para poder obter essas informações e conhecer a empresa.

Procure saber o que a empresa faz; qual é a sua cultura; em que posição a empresa está no mercado e qual é a sua área de actuação (Indústria, Serviços, ou Comércio).

Estas informações vão te ajudar na hora de preparar o seu discurso para a sua primeira entrevista de emprego.

 2- Se preocupe em ser a solução para a empresa

Quando uma empresa abre uma vaga de trabalho, é porque ela tem um problema para resolver, e precisa que alguém resolva isso.

Então, mostre ao empregador que você é a solução que a empresa está a procura.

Durante a entrevista, demostre estar atento às necessidades da empresa e procure trazer possíveis soluções das mesmas.

Por exemplo se você se candidatou a uma vaga de Assistente de Marketing, fale como é que seus conhecimentos podem ajudar a melhorar a estratégia de Marketing da empresa e contribuir para aumentar a visibilidade da mesma no mercado e atrair novos clientes.

4- Apresente-se como um profissional

A aparência é essencial, pois a primeira impressão é importante principalmente quando se trata de uma entrevista de emprego.

Independentemente do tipo de vaga que você está a concorrer, a forma como você se apresenta na entrevista influência positivamente ou negativamente na imagem que o recrutador terá de si.

Então, como você deve se apresentar?

Não vá de roupas muito curtas, decotadas e com cores muito chamativas, jeans, unhas coloridas, calcões e maquilhagem exagerada, camisetes com logotipo de empresas.

Tenha o cuidado de usar roupas formais, com cores escuras, tenha em mente que é importante transmitir profissionalismo na sua primeira entrevista.

5- Conheça cada ponto do seu CV

Mesmo sem nenhuma experiência profissional, o primeiro ponto é ter um currículo bem escrito, organizado, que enfatiza suas habilidades, e tenha certeza de que todas informações que nele constam são verdadeiras, pois este serve como guia dos principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador.

Por isso, não minta no CV

Além de ter um currículo bem escrito é necessário ler com muita atenção e perceber a descrição da vaga, para poder entender bem o que o recrutador espera de um candidato ideal.

5- Prepare o seu discurso

Sendo a sua primeira entrevista de emprego provavelmente você não terá como falar da experiência profissional, sendo assim fale das suas habilidades adquiridas durante a formação, da sua vontade de adquirir competências profissionais naquela empresa.

Por isso que as informações colhidas sobre a empresa são fundamentais. São elas que o darão bases fundamentais para você mostrar que é o candidato com perfil ideal para a empresa.

Deixar uma resposta