3 Razões Para Você Fazer o Curso de Informática no ITC

0
1094

Para quem pretende seguir a área de informática em Moçambique, o curso Técnico em Informática é a melhor opção. Ele fornece conhecimentos necessários para trabalhar na instalação e configuração de equipamentos, redes, programação, manutenção de computadores e desenvolvimento web.

Pontos Positivos do curso de informática

Os pontos positivos de ser um técnico em informática é a possibilidade de actuar em diversos sectores da área de tecnologia da informação, e apesar da crise, existe uma grande oferta de emprego.

Pontos negativos do curso de informática

Já os pontos negativos nesta área, ficam por conta da concorrência. Todos nós sabemos que não existe um órgão que regula a profissão em Moçambique, ou seja, qualquer pessoa que disponha de conhecimento pode actuar no mercado.

Há mercado para Técnicos de Informática em Moçambique?

Essa é uma das questões que todo mundo tem levantado quando pretende seguir o curso de informática em Moçambique.

Quanto a mim, a resposta é sempre a mesma “SIM”, há um grande mercado de trabalho à disposição para os técnicos de informática em Moçambique, as empresas de prestação de serviços de TI, bancos, indústria mineira, são algumas das instituições que estão constantemente a procura de técnicos de informática.

Onde fazer o curso de Técnico de Informática em Moçambique?

Existem várias instituições de ensino oferecendo esse curso em todo o país, tanto privadas como públicas, mas algumas delas destacam-se mais, e entre as melhores instituições de formação em técnico de informática, vale a pena citar o Instituto de Transportes e Comunicações-ITC.

Porque fazer o curso de informática no ITC?

O ITC é um instituto médio técnico-profissional privado, em actividade desde 1998, centrado principalmente nos transportes e comunicações e suas envolventes. É uma das poucas instituições de formação em Informática com boa qualidade e empregabilidade.

Se não estou enganado quase 70% dos técnicos médios existentes na Cidade e Província de Maputo saíram desta instituição, estão porque o ITC ganhou tanta fama de melhor formador de técnicos em Informática?

1- Plano Curricular

Um dos factores que faz o ITC ser o preferencial de muitas pessoas quando pretendem fazer o curso técnico em informática, tem a ver com o Curriculum que é muito abrangente, ou seja, o individuo que terminar a formação estará preparado para trabalhar seja na área de Manutenção de Computadores, Desenvolvimento Web, Programação, Redes e outras áreas relacionadas com as TI.

Existe um foco nas necessidades do dia-a-dia excepto programação Web, Jorge Machio, 2014 – 2015

2-Docentes qualificados

Outro factor catalisador é a qualidade dos docentes. Felizmente quase 80% dos docentes são indivíduos que não só leccionam, mas também trabalham na área e tem uma grande experiência.

Tive a oportunidade de aprender com professores qualificados na área. Jorge Machio, 2014 – 2015

O ITC dispõe-se de docentes qualificados, reconhecidos no mercado, que sabem transmitir a sua experiência adquirida ao longo dos anos de exercício da sua profissão no mercado aos alunos da melhor forma possível. Diogo Amaral, 2009 – 2011

3- Empregabilidade

Reconhecimento dos profissionais formados, devido a várias parcerias que o ITC tem com grandes empresas e instituições

no mercado existe um grande reconhecimento dos técnicos que são formados no ITC e que a qualidade de preparação para o mercado dos mesmos é comprovada quando estes têm oportunidade de exercer a profissão nas empresas, o que de certa forma facilidade na oportunidade de estágio e colocação dos mesmos nas empresas.  Diogo Amaral, 2009-2011

O técnico formado no ITC tem ainda a possibilidade de trabalhar por conta própria enquanto não tiver um emprego, pois a formação lhe permite trabalhar na prestação de serviços a indivíduos singulares ou a pequenas e medias empresas. Victor Vilanculos, 2014-2015

Como ingressar no ITC?

Para se candidatar aos cursos do ITC, é necessário possuir os seguintes requisitos:

  • Ter a 10ª Classe ou equivalente para frequentar cursos regulares com duração de 3 anos, incluindo estágio profissional.
  • Ter a 12ª Classe ou equivalente, para frequentar cursos vocacionais com duração de 3 semestres incluindo estágio profissional.

Se interessou pelo curso de informática? Deixe sua opinião sobre ele aqui nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.