Rede Ponto a Ponto e Cliente Servidor: quais são as diferenças?

1
155
Rede Ponto a Ponto e Cliente Servidor

Do ponto de vista como os recursos de uma rede são compartilhados e como o acesso a estes recursos é regulado, podemos ter dois tipos de redes: ponto a ponto (peer-to-peer) e cliente servidor (também chamado client/server).

Confira neste artigo as diferenças entre Rede Ponto-a-Ponto e Cliente Servidor:

Rede ponto a ponto

Em uma rede ponto a ponto, a maioria dos computadores funcionam como clientes ou servidores, conforme as circunstâncias ditar. Por exemplo, um computador pode actuar como um servidor através da partilha de uma impressora que está conectada e agir simultaneamente como um cliente ao aceder um arquivo compartilhado por outro computador na rede.

rede ponto a ponto

Figura 1 – rede ponto a ponto

Neste tipo de rede, não há controlo centralizado sobre quem tem acesso aos recursos de rede; cada usuário de um computador mantém o controlo sobre seus próprios recursos compartilhados. Os computadores em redes ponto a ponto normalmente usam os sistemas operativos desktop, como Windows 7 e Mac OS X.

Pontos positivos e negativos da rede ponto a ponto:

  • Não há nenhum controlo centralizado ou segurança sobre recursos compartilhados, qualquer usuário pode compartilhar recursos em seu computador;
  • Em uma rede ponto a ponto, cada usuário age como o administrador dos recursos do seu computador. Os usuários podem dar a todos acessos ilimitados ou restritos (ou não) aos outros usuários na rede;
  • É uma rede ideal para as pequenas empresas, que tendem a ter orçamentos operacionais pequenos. Eles também são fáceis de usar e não exigem extensa formação de pessoal ou um servidor dedicado.

Rede Cliente Servidor

Em uma rede cliente servidor, determinados computadores assumem papéis de servidores, e dos usuários comuns funcionam como clientes. O Windows Server 2012, Linux e UNIX são os sistemas projectados para uso como servidores. Servidores centralizaram sobre quem tem acesso aos recursos da rede.

rede cliente servidor

Figura 2 – Rede Cliente Servidor

As redes baseadas em servidor fornecem um controlo centralizado sobre os recursos da rede, proporcionam um ambiente em que os usuários fazem logon à rede com um único conjunto de credenciais mantidos por um ou mais servidores que executam um sistema operacional de servidor.

Pontos positivos e negativos da rede cliente servidor:

  • Exigi uma ou mais computadores dedicados. Computadores vendidos como servidores têm melhor confiabilidade e desempenho, mas o custo é mais do que computadores desktop.
  • Exige pelo menos o apoio a tempo parcial a partir de um especialista na gestão de servidor. Adquirir as habilidades necessárias para gerir uma rede baseada em servidor ou a contratação de um administrador de rede acrescenta um pouco custos operacionais.
  • Torna a administração dos recursos mais fácil, a longo prazo, mas também cria um único ponto de falha. Felizmente, a maioria dos servidores têm recursos de redundância.

Resumindo

Tanto a rede ponto a ponto e a rede cliente servidor tem vantagens e desvantagens. A sua aplicação depende das necessidades de empresa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.