O que é um servidor web e como funciona?

0
166
O que é um servidor web, para que serve e como funciona

Neste artigo, você verá o que é um servidor web, como funciona, para que serve e os diferentes tipos de servidores web.

O que é um servidor web?

Um servidor web é um grande computador especializado que possibilita a hospedagem de sites. Quando um usuário entra em uma página da Internet, seu navegador se comunica com o servidor web usando o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol), enviando e recebendo dados que determinam o que ele verá em sua tela.

Os servidores Web geralmente hospedam vários sites. Uns só aceitam alguns, enquanto outros podem acomodar centenas de sites. Servidores Web que hospedam sites para vários usuários são chamados de ” host compartilhados ou hospedagem compartilhada“.

Esse é o tipo mais comum de hospedagem de sites e é usado para muitos sites pessoais, sites de pequenas empresas e sites geridos por pequenas organizações.

Servidores Web que hospedam sites apenas para uma única pessoa ou empresa são chamados de “host dedicados ou hospedagem dedicada“. Esse tipo de servidor é apropriado para sites de alto tráfego que exigem modificações personalizadas no servidor.

Os servidores web dedicados também são mais confiáveis ​​do que os servidores compartilhados, pois há menos sites que podem causar gargalos ou outros problemas com o servidor.

Função de um servidor web

A principal função de um servidor Web é armazenar os arquivos de um site e transmiti-los pela Internet para que as páginas que ele hospeda possam ser visitadas pelos usuários.

Como os servidores web funcionam?

Cada servidor Web e cada computador conectado à Internet é atribuído um endereço IP exclusivo e irrepetível, que o identifica na rede.

Seu celular tem um IP, assim como seu PC ou seu tablet.

Quando você deseja ver um site, seu celular, PC ou tablet envia uma solicitação do seu endereço IP para o endereço IP do servidor web do site em questão. Em seguida, o servidor Web responde retornando os dados para esse endereço IP solicitante.

Isso é o que acontece o tempo todo que estamos navegando em sites na Internet.

Porque os servidores web são necessários?

Sem servidores Web, a Internet como a conhecemos não existiria. Os servidores são o repositório de todo o conteúdo que existe na internet.

Servidores web mais usados no mundo

Existem diferentes tipos de servidores Web, os mais conhecidos e usados são: Apache, o Microsoft IIS e o Nginx.

Servidor web Apache

É o mais popular no mercado de hospedagem web, é considerado o mais usado no mundo, surgiu em 1995 e desde essa data até hoje sua transformação tem sido muito grande.

Seu desenvolvimento e manutenção são baseados em sua comunidade sob a supervisão da Apache Software Foundation. É um servidor web HTTP de código aberto do tipo multiplataforma, gratuito, muito robusto e com ótimo desempenho.

Vantagens do Apache

  • Sua instalação e configuração é adaptável, pois é um software de código aberto.
  • Não tem custo de licença para seu uso.
  • Ele tem um bom desempenho e tem uma grande comunidade de suporte, pois é o mais utilizado no mundo inteiro, muitos programadores contribuem constantemente com melhorias, que estão disponíveis para qualquer pessoa que use o servidor da web.
  • É multiplataforma, isso significa que tem compatibilidade com vários sistemas operativos, é compatível com Windows, Linux e MacOS.
  • Ele tem a capacidade de suportar protocolos de segurança SSL e TLS.

Desvantagens do Apache

  • Não possui uma interface gráfica.
  • Não possui um formato de configuração padrão, isso pode variar.

Microsoft IIS

O Servidor Web IIS fornece uma plataforma modular, extensível e segura para gerenciar sites, serviços e aplicativos diferentes. Dessa forma, você pode compartilhar arquivos com usuários na Internet.O IIS é uma plataforma da Web unificada que integra IIS, ASP.NET, serviços FTP, PHP e Windows Communication Foundation (WCF).

Vantagens do IIS

  • Você pode executar aplicativos da Web ASP.NET, ASP clássico e PHP no mesmo servidor facilmente.
  • Você pode adicionar e remover componentes integrados do IIS e até mesmo substituí-los por módulos personalizados que se adaptam às necessidades do cliente.
  • Aumente a velocidade do site por meio da cache dinâmico integrado e da compactação aprimorada.

Desvantagens do IIS

Tem como grande desvantagem que é um servidor web proprietário exclusivo do Windows, e logicamente não é o servidor recomendado para executar aplicativos nativos de outros sistemas operativos, como PHP, Python, Perl ou Ruby, essas linguagens sempre são executadas de maneira ideal em servidores Linux e Unix.

Nginx

O servidor web Nginx, desenvolvido por Igor Sysoev em 2002, para as necessidades do Rambler (um website russo com alto tráfego). A principal vantagem deste servidor web é seu ótimo desempenho, pois consome muito pouca memória e recursos.

A assincronia é a sua principal característica, possui funcionalidades avançadas e, acima de tudo, muito flexíveis.

Vantagens de usar o Nginx

  • É um software multiplataforma, portanto é possível instalá-lo na maioria dos servidores;
  • Consome menos recursos do que a maioria que fazem a mesma função;
  • Fornece um alto desempenho suportando maior carga e também é usado como um balanceador de carga, permitindo uma maior facilidade quando se trata de escalonar servidores;
  • Suporta um grande número de CMS e aplicativos como: WordPress, Drupal, Prestashop, etc

Conclusão

Existem muitos servidores web mais do que esses três, no entanto, me limitei a divulgar detalhes dos mais utilizados hoje em dia.

A escolha de um servidor web anda de mãos dadas com os requisitos que você ou seu cliente têm e será necessário avaliar precisamente qual deles escolher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.