O que é um servidor? Quais são os tipos de servidores?

0
219

Quando dizemos “Servidor” refere-se a um computador especializado que fornece vários serviços a outros computadores em uma rede.

Um servidor pode fornecer várias funcionalidades, e elas vêm em diferentes tipos e tamanhos para facilitar diferentes trabalhos ou usos. Quando um servidor e seus computadores clientes trabalham juntos, chamamos de rede cliente / servidor.

Um Servidor é um computador que serve informações para outros computadores. Esses computadores, chamados de clientes, podem se conectar a um servidor por meio de uma rede local (LAN) ou de uma rede de longa distância (WAN), como a Internet.

Tipos de servidores

Então, quantos tipos de servidores existem e o que cada um faz? Aqui mostrei uma lista dos tipos de servidores mais utilizados no mercado.

Servidor FTP

Protocolo de transferência de arquivo (FTP) é um dos tipos de servidores mais antigos. É responsável pela transferência de arquivos do servidor para um computador e vice-versa.

Servidores Proxy

O servidor proxy é responsável por uma conexão entre um cliente (navegador da web ou um aplicativo) e um servidor externo para atender à solicitação de conexão, aprimoramento de desempenho e acessibilidade.

Servidor de jogos online

O servidor de jogos ganhou popularidade em uma decadência recente. Esse tipo de servidor é responsável por conectar centenas de jogadores ao redor do mundo a um servidor externo (s) para aceder dados de jogos. Xbox Live é um dos exemplos para os servidores de jogos.

Servidores Web

O servidor web é responsável por hospedar os arquivos do site e servi-lo através de um navegador da web. Ele carrega um arquivo individual de uma página da Web e o carrega para exibir no navegador como uma página completa.

Servidor de Email

Um servidor de email armazena as contas de email dos usuários, envia e recebe mensagens de email. Por exemplo, quando você envia um email para um amigo, a mensagem é enviada por um servidor de email, usando o protocolo SMTP.

Servidor de Arquivos

É um computador com um disco de grande capacidade e armazena arquivos que podem ser acedidos por outros computadores. Os servidores de arquivos podem ser classificados em dedicados e não dedicados.

Dedicados: tem como única finalidade servir arquivos, enquanto um;

Não Dedicado, além de servir arquivos pode ser também uma estação de trabalho.

Servidor de impressão

Em ambientes em que muitos trabalhos de impressão são executados, como em um escritório grande, geralmente há um servidor desse tipo, que é responsável pelo processamento dos trabalhos de impressão e pelo envio deles às impressoras correspondentes.

Servidor de Base de Dados

Como o próprio nome indica, é o sistema usado para o armazenamento e arquivamento de base de dados em uma arquitetura cliente / servidor que procura executar tarefas exigidas por quem faz uso dele.

Servidor DNS

Oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP. Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.